SEO, ou otimização de mecanismos de busca, é talvez o canal de marketing mais consistente e valioso ao alcance de todo profissional de marketing. Na verdade, em 2019, de acordo com o relatório Digital Media 2019 da Merkle , o SEO gerou 22% de todas as visitas a sites.
Apesar do que muitos ouviram, o SEO não está morrendo e, como você pode mencionar acima, ele está realmente crescendo. O SEO veio para ficar, mas Dados do exterior isso não significa que o que você conhece sobre SEO hoje será o mesmo SEO que você verá nos próximos anos. É por isso que é fundamental se manter atualizado e saber exatamente o que o Google vai lançar para você em 2022 e depois. Sendo assim, se você quiser direcionar mais tráfego orgânico para seu site, não ignore essas principais tendências de SEO em 2022.
Tendências de SEO em 2022
Foco no usuário
Intenção de pesquisa e conversão
Experiência de página e principais elementos vitais da web
Adapte-se rapidamente
Profundidade do conteúdo
Ligação interna
Automação
Pesquisa local
Criatividade
Foco do usuário
Um dos melhores líderes de SEO com quem já trabalhei pregou uma expressão simples, mas profunda, quando se tratava de SEO: “O que é bom para o usuário é bom para o SEO (e para o Google)”.
Essa frase era v 10 anos e ainda é Gerenciamento de leads e otimização do funil de vendas verdadeira hoje. O Google quer fornecer aos usuários, ou pesquisadores, a melhor experiência possível. Portanto, quando o Google envia um usuário para o seu site por meio da página de resultados do mecanismo de busca (SERP), ele quer que esse usuário fique satisfeito. Se ficar, esse usuário retornará ao Google na próxima vez que tiver que pesquisar algo.
Lily Ray, diretora de SEO da Path Interactive, resumiu perfeitamente toda essa mentalidade em uma entrevista ao Search Engine Journal : “Acima de tudo, uma ótima estratégia de SEO deve começar colocando você no lugar do usuário e se perguntando se o conteúdo diretório ATB é realmente valioso, se a marca é confiável e se o site é fácil de usar.”
Intenção de pesquisa e conversão
Quando suas equipes de conteúdo ou SEO se sentam para escrever um novo conteúdo, é melhor que elas olhem para a página de resultados do mecanismo de busca (SERP). Antes de olhar para o SEMRush, Google Search Console (GSC) ou qualquer outra ferramenta de SEO, vá para a SERP. A SERP diz a você o que o Google acha que são os melhores resultados que correspondem à intenção do usuário. O Google está dizendo a você o tipo de conteúdo que você precisa criar ao ir atrás dessa consulta ou termos de busca relacionados. Se você não aprender como corresponder a essa intenção, certamente estará ficando para trás.