Inteligência artificial . Segurança cibernética . Blockchain . SaaS . Logística . O que todas essas indústrias têm em comum? Elas estão cheias de jargões .
A proliferação de jargões leva a um grande problema. É difícil vender um produto ou serviço que você não consegue descrever claramente. Você pode ter a ferramenta mais eficiente e poderosa do seu setor. Mas se você não consegue dizer aos clientes o que ela faz e como ela facilita a vida deles, então você lutará uma batalha ascendente para fazer vendas e ganhar a confiança do usuário.
Seis anos atrás, comecei um negócio de serviço de Dados de e-mail escrita online chamado Lewis Commercial Writing para resolver exatamente esse problema. Trabalhei em todos os setores mencionados acima — e além. Com base nessa experiência, aqui estão minhas cinco táticas favoritas e comprovadas para simplificar sua escrita técnica.
5 maneiras de simplificar sua redação técnica
Substitua o jargão por uma linguagem “pegajosa”.
Ouça os clientes.
Palavras curtas, frases simples.
Benefícios primeiro, recursos depois.
‘O que estou tentando dizer é…’
Mais de Alexander Lewis4 Táticas de Redação de Sites para Não Escritores
O que é jargão, afinal? Minha definição favorita é 5 estratégias de marketing B2B para listá-lo melhor mais ou menos assim: Jargão é um conjunto de palavras e frases que comunicam ideias vagas e sem âncora. Palavras da moda do setor como “confluência”, “soluções de negócios” e “impulsionar valor para o cliente” são ótimos exemplos. Elas são tão vagas que o leitor não tem nada concreto para imaginar. Palavras da moda diretório ATB entram por um ouvido e saem pelo outro.
1. Substitua o jargão por uma linguagem ” pegajosa “
A alternativa ao jargão é o que eu chamo de linguagem “pegajosa”, que inclui analogias, histórias, emoções e imagens. Quando os clientes leem linguagem pegajosa, suas mentes têm algo em que se agarrar.
Imagine que uma empresa lhe diga que “impulsiona o valor do negócio por meio de logística com custo-eficiente”. Outra empresa (oferecendo o mesmo serviço) diz que “reduz sua conta de frete de e-commerce em 30 por cento”.
Ambas as empresas podem tecnicamente oferecer o mesmo resultado: economia de custos em remessa. Mas a linguagem da segunda empresa era muito mais fácil de entender e provavelmente ganhará muito mais clientes.